Notícias

Notícias

Novo modelo de governança amplia participação de cooperados na gestão da Nater Coop

Compartilhar

Serão selecionados 73 delegados que vão atuar regionalmente como cooperados líderes, estreitando o relacionamento entre a gestão da cooperativa e seus associados

A Nater Coop está introduzindo na sua estrutura de gestão a figura do cooperado líder, um modelo que fortalece a governança da instituição e que ainda é novidade entre cooperativas do agronegócio. Previsto na Lei das Cooperativas (5764/71), o modelo já é utilizado em instituições do segmento de crédito, mas pouco difundido no agro. Com mais de 19 mil cooperados distribuídos em diferentes municípios do Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia, a cooperativa pretende, com a iniciativa, estreitar o relacionamento entre a gestão e esse público.

Devido à sua abrangência geográfica de atuação, a participação dos cooperados nas assembleias gerais, que geralmente ocorrem no município sede (Santa Maria de Jetibá), acaba sendo restrita, seja pela distância para participação presencial ou pela dificuldade de sinal de internet em algumas localidades, que não permite a participação on-line.

“Com esse projeto, buscamos uma gestão mais participativa e transparente, estimulando nossos associados a participarem do processo decisório da cooperativa por meio de delegados regionais, na figura dos cooperados líderes”, detalha Denilson Potratz, presidente da Nater Coop. Ele enfatiza que a iniciativa contribui para fortalecer a governança da instituição, alinhando cada vez mais a gestão da cooperativa e os interesses dos associados.

A Nater Coop abriu inscrições para os interessados a se candidatar a cooperado líder. As inscrições vão até o dia 15 de janeiro e a escolha dos 73 delegados será feita por meio de votação dos associados. Os eleitos vão exercer um mandato de dois anos (2023- 2025) e serão capacitados para atuar de forma mais participativa, representando os cooperados em suas respectivas regiões. “É uma forma de criar um canal de comunicação estruturado entre a cooperativa e os seus cooperados, por meio dos delegados regionais”, explica Potratz.